As Cores em 2021

Postado em 17/03/2021

Texto por: Beth Venzon

Desejos de mudanças! 2021 se inicia com todas as preocupações e reflexos frente ao momento que vivemos, mas também sinaliza caminhos em busca de um viver melhor. Nossa casa tem ganhado uma atenção cada vez maior e, o espaço que passamos mais tempo, ganha nosso coração em mudanças também.

A Pantone anunciou, em dezembro, duas cores para esse ano: cinza e amarelo.  De um lado, o Ultimate Gray sinalizando elementos sólidos e confiáveis, como uma base firme e, do outro lado, o Illuminating, um amarelo intenso e brilhante, alegre e pleno de energia. As duas cores são referenciais e inspiração na construção de um caminho mais leve e otimista.

Na moda, o ano iniciou com os desfiles das coleções masculinas para o outono-inverno 2021.  Entre todas as apresentações a força das cores é uma das marcas mais fortes que encantam e marcam as criações, envolvendo cenários e iluminação, fortalecendo ainda uma cartela ampla de tonalidades e inspirada cada vez mais na imensa gama que a natureza oferece, bem como sua vitalidade. Uma cartela ampla e instigante quanto a combinações ora mais quentes, ora mais frias, mas todas levam ao humano, ao equilíbrio e a mensagens positivas em sensações e harmonias.

No longo período que estamos atravessando, mais restritos nos deslocamentos e mais tempo em nossas casas, as cores se tornam fundamentais tanto na moda, quanto nos ambientes e nos objetos que nos cercam. Precisamos de vivacidade e muita energia.

Escolhi alguns desfiles para ilustrar esse tema, todos apresentados agora em janeiro.

A Etro, casa italiana que tem, em seu DNA, os tempos psicodélicos do final dos anos de 1960, e nasceu desenhando e produzindo tecidos para decoração. Um sucesso com o elemento “paisley” que irá se consagrar na moda também.

Etro Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Etro | Vogue Runway

A coleção deste ano, apresentada pela Etro, fortaleceu ainda mais o vínculo das memórias da marca e suas histórias. Sabemos o quanto os anos de 1970 estão presentes nas tendências atuais e o toque da marca reforçou esse caminho. Momentos resgatados, impulsionando o hoje e validando inspirações: o olhar para dentro de nossos próprios espaços para um recomeço.

Ao falar de suas criações, Kean Etro comentou: “Eu brinquei com o que temos em nossos guarda-roupas; limpar, olhar de novo, redescobrir, misturar coisas, limpar… Isso me ajudou a perceber o que é o momento – é um tempo de entrada e de saída. Acho que [no futuro] haverá um forte instinto de se expressar individualmente; para ser seu próprio estilista, seja seu próprio designer.”

E essa energia na liberdade de combinações está diretamente ligada às cores apresentadas, desde as luzes que, como um pôr do sol, entram pelas janelas e formam uma cartela quente, acolhedora e vitamínica, em busca de viver intensamente cada momento.

O que vestimos e onde moramos são reflexos desses desejos e as cores falam alto. Um renascer cotidiano.

Volto, agora, ao amarelo que está presente em todas as coleções, e que o pintor Kandinsky já exaltava: “o amarelo, representando o calor, a energia e a claridade, assume a primazia das cores… Percebe-se logo que o amarelo irradia, que realiza um movimento excêntrico e se aproxima visivelmente do observador.” E é deste abraço que também precisamos: aquele que nos aproxima, que nos acolhe e nos alimenta em energia. 

Esse dia chegará!

Dior Men Fall 2021 | Photo: Courtesy of Dior | Vogue Runway

Prada Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Prada | Vogue Runway

Fendi Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Fendi | Vogue Runway

Com as coleções de Dior, Prada e Fendi, nas imagens acima, as tonalidades entram em cena em total look ou peças-chave com blocos intensos, formas amplas e texturas macias, convidando a experimentar e vivenciar a cor.

Os cenários e a luz são molduras fortalecendo muito mais os laços e as conexões entres as combinações, como novas e instigantes paisagens traduzidas como se celebrando um novo amanhã.

Informações e tendências são muitas mas, com certeza, você tem as suas preferências, as quais sempre dialogam com os momentos de nossas vidas.

Desejos de personalizar, de renovar, de inovar o nosso vestir e o nosso morar.

E, para o morar, a Dell Anno entra em cena com a incrível coleção de laccas ColorLAB, que possibilita uma ampla cartela de cores. Aliás, todas as cores estão nesse novo e tecnológico processo que permite que seu móvel tenha a cor que você deseja.

Que as cores, em toda sua essência e significado, iluminem nossos caminhos e estimulem, com suas sensações cromáticas, as belezas e emoções em nosso entorno.

Beges e Neutros

Vivemos um momento de variedade e multiplicidade intensa de caminhos e, portanto, de escolhas.

O assunto continua com as cores, atualmente protagonistas nos tecidos, nas roupas, na decoração e nos ambientes. Ao mesmo tempo em que o colorido tem seu espaço de destaque e fortalecimento, os tons neutros têm uma força incrível: podemos pensar em beges, nudes, cinzas e demais tonalidades nessa cartela cromática belíssima. Uma tendência que se desenha no mobiliário e na decoração, mas tem voz firme nas coleções de moda masculina e feminina. Um flerte com o mundo europeu, seus clássicos sofisticados e com o significado que esses tons comunicam, no sentido de difundir uma sensação de calma, trazendo o equilíbrio tão necessário no momento.

Esses tons terrosos foram muito usados nas telas dos grandes artistas pós-Renascimento, dos marrons sombrios aos castanhos dourados pela luz. Tons, que fazem parte dos outonos em toda sua luminosidade e intensidade, me fazem lembrar sempre de um dos maiores pintores da arte italiana do século XX, Giorgio Morandi.  Nascido em Bologna, tornou-se famoso no mundo todo por suas naturezas mortas e suas sequências de garrafas, vasos e outros recipientes. As tonalidades traduzidas em suas pinceladas valorizam os passeios por esses lugares da história e da memória. O valor local.

Ao assistir o vídeo da coleção outono-inverno 2021/2022 de Ermenegildo Zegna, fui conduzida a um passeio entre moda e arquitetura – mais do que formas, uma interação de linguagens onde pessoas, roupas, ambientes, vivências e convivências são mostradas por passagens indoor e outdoor. Todas as mudanças que estamos vivendo estão refletidas na coleção The (RE) SET, de Alessandro Sartori.

Fluidez das formas que abraçam os corpos, texturas macias em busca de conforto e liberdade de movimentos e a força da desconstrução da alfaiataria tradicional em novas propostas, frente ao novo ritmo de vida, são alguns dos pontos importantes da coleção. O momento pede novos códigos de vestir, num diálogo da moda e do cotidiano. Mais casual, mais versátil com a elegância e sofisticação em novas modelagens e materiais. “Olhamos nossas raízes para (Re)interpretar nossos códigos de estilo e (Re)adequar ao homem moderno”, diz Alessandro Sartori.

Capítulo à parte para a paleta cromática de beges, cinzas e verdes com toques sutis de tons intensos como uma pincelada que anuncia um novo movimento. Apresenta força e suavidade ao mesmo tempo. Equilíbrio com conceito mais minimalista e a emoção de  uma nova maneira  do acolher em tons que remetem à arte e à vida que (re)nasce da terra com todas as suas tonalidades.

Cores que dialogam no tempo e constroem novos significados, respeitando tendências e escolhas pessoais. Na multiplicidade de escolhas você pode escolher o que mais se adequa a seu lifestyle, num universo cada vez mais autoral.

Mais do que analogias, as imagens que aqui apresento são a valorização da arte e da moda, como um diálogo no tempo que vislumbrei ao ver esses desfiles e outros em que essas tonalidades se mostraram tão importantes.

Uma cartela que tem espaço na sensibilidade e elegância da marca Dell Anno, que está em sua essência e abre espaço para a criação de infinitas possibilidades.

Ermenegildo Zegna Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Ermenegildo Zegna | Vogue Runway              

Ermenegildo Zegna Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Ermenegildo Zegna | Vogue Runway

Ermenegildo Zegna Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Ermenegildo Zegna | Vogue Runway

Ermenegildo Zegna Fall 2021 Menswear | Photo: Courtesy of Ermenegildo Zegna | Vogue Runway