Coleção de Scholten & Baijings para 1616/Arita

Postado em 25/03/2014

1616/Arita Japan é uma marca que resgatou um método clássico na confecção de porcelanas, iniciado a quase 400 anos atrás. Agora inova mais uma vez, trazendo o design europeu da dupla Scholten & Baijings para a tradição japonesa.

Coleção Standardseries da 1616/Arita / Dupla Scholten & Baijings

Aritayaki é um tipo de porcelana japonesa, produzida na cidade de Arita desde 1616, utilizando uma argila feita de pedras trituradas na elaboração de peças finas, porém resistentes. Inspirado nessa técnica, o designer Teruhiro Yanagihara criou a 1616/Arita, uma marca de porcelanas que divide a fábrica com os tradicionais artesãos que ainda trabalham com o processo original Aritayaki. No entanto, o diferencial da 1616/Arita é o foco em produtos contemporâneos, que podem ser introduzidos no dia a dia do consumidor moderno.

A marca possui duas linhas, a Standardseries, criada por Teruhiro, e a Colour Porcelain, desenvolvida pelos holandeses Stefan Scholten e Carole Baijings, nomes por trás da dupla criativa Scholten & Baijings.

Colour Porcelain é um estudo de cor justaposto a formas minimalistas. Scholten & Baijings pegaram nuances tipicamente japonesas – como o azul aquarela, verde claro, vermelho alaranjado e amarelo ocre – e as aplicaram no fundo acinzentado da porcelana natural, atingindo tons pálidos e criando peças elegantes. A linha completa consiste em pratos, copos, cumbucas, vasos e conjuntos para chá, em três sub-coleções: Minimal, Colourful e Extraordinary.

A coleção completa se encontra no site Table Art, onde as peças também estão a venda.