Arquitetura portuária do Rio de Janeiro inspira ambiente na CASACOR Rio 2019

Postado em 23/08/2019

O ambiente da arquiteta Deise Maturana, na CASACOR Rio deste ano, destaca-se por ousar em influências arquitetônicas modernas e industriais. O espaço, que leva o nome de Cozinha Gourmet, foi pensado para receber eventos gastronômicos.

Neste projeto, desenvolvido em parceria com a Dell Anno, a linguagem é clara, o chef é o destaque da Cozinha Gourmet e está no centro das atenções. Ao seu redor, um conjunto de memórias, utensílios, sabores, cheiros e músicas traduzem o prazer de estar no ambiente, envolvendo a todos com uma coletânea de bons momentos.

Seja nas estantes abertas, armários, adega, seja em suas fartas bancadas, os
visitantes são instigados por uma atmosfera envolvente. Em um segundo plano, encontra-se um ambiente mais intimista, em que se abre um pátio para pequenas refeições. Elementos em serralheria preta, combinados com vidro e pedra simbolizam o porto do Rio em transformação, conferindo ao espaço uma identidade industrial e contemporânea.

Valendo-se do estilo industrial, Deise introduziu elementos em ferro na
decoração, buscando uma leitura histórica e contemporânea da zona portuária do Rio. A combinação do ferro com outros materiais como vidro e pedra confere um resultado que transita entre o moderno e o antigo.

A Dell Anno marca presença no espaço através do mobiliário, com amplo uso de recursos em ripado de madeira preta Vinil, bem como os detalhes em madeira clara Organic. Uma leitura quase escandinava e com ar de modernidade, gerado pelos vidros Refletente Chiaro.

No teto, uma ampla superfície em madeirado Organic, da Dell Anno, cria um interessante volume em rebaixe horizontal, conferindo leveza ao ambiente. O acabamento preto Vinil, também da marca, acompanha os grandes volumes de armários superiores e inferiores da cozinha, além de estar presente nos ripados.