Dell Anno apoia projeto COZINHAS SOLIDÁRIAS da ONG Gastromotiva

Postado em 27/05/2020

A Dell Anno, sintonizada com o lançamento de sua nova campanha, engajou-se também em um movimento de solidariedade. Ao lançar a Campanha 2020 via instagram, a marca trouxe à tona a divulgação do projeto Cozinhas Solidárias, da ONG Gastromotiva, capitaneada pelo chef David Hertz, um dos convidados que contribuiu para conceituar a nova campanha.

Em função do cenário de disseminação da covid-19 no Brasil e no mundo, a Gastromotiva inicia novo formato de atuação para continuar implementando empregabilidade e diminuição da insegurança alimentar, com ações sustentáveis, usando aproveitamento integral de alimentos e atuação colaborativa por meio da rede da Gastronomia Social, da qual é co-fundadora.

Nesse período, a organização reverteu sua atuação no Projeto Cozinhas Solidárias, que se consolidou por meio da rede de alunos, ex-alunos e parceiros da Gastromotiva. Montou-se um modelo de cozinhas dentro de comunidades que possam atender populações em situação de insegurança alimentar, onde cada cozinheiro usa a sua própria estrutura para produzir as refeições. O projeto prevê a entrega de insumos, embalagens, transporte, elaboração de um cardápio nutritivo, medidas de higiene e todo apoio logístico necessário, além de garantir uma renda para o cozinheiro solidário. Assim se inicia um novo modelo de empreendedorismo social que empodera os cozinheiros, gera impacto local e leva renda e alimentação aos que mais precisam. Em 27 de março foi aberta a primeira Cozinha Solidária em Bonsucesso, Rio de Janeiro.

As cozinhas foram formatadas em três modelos: de grande, média e pequena capacidade, respectivamente para o fornecimento de 400, 200 e 100 refeições por semana. Atualmente são oito Cozinhas Solidárias atendendo mais de 30 comunidades nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Com o objetivo de chegar à distribuição mensal de 80.000 refeições durante a crise do Covid-19, a organização iniciou uma campanha de arrecadação com doações a partir de R$25,00. Quanto mais doações a Gastromotiva consegue arrecadar, mais Cozinhas Solidárias podem ser abertas, alcançando novos territórios e cada vez mais pessoas. As doações foram recolhidas até o dia 6 de junho.

SOBRE A GASTROMOTIVA

A Gastromotiva é uma Organização Social que transforma a vida das pessoas através do poder da comida profissionalizando gratuitamente jovens para o mercado de trabalho e servindo 63.000 refeições por ano gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do projeto Refettorio Gastromotiva.

David Hertz está a frente da ONG Gastromotiva e, neste ano conturbado, lançou o projeto Cozinhas Solidárias.