Oscar 2018: conheça os indicados a melhor figurino

Postado em 23/02/2018

A corrida do Oscar 2018 está bem disputada e a Dell Anno fica atenta aos concorrentes de Melhor Figurino. Os cincos indicados buscam inspiração em séculos passados, décadas que marcaram a moda e diferentes formas do universo fashion. Saiba quais são os filmes que concorrem na categoria, suas histórias e curiosidades marcantes de cada produção.

 

Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha

Victoria-e-Abdul-O-Confidente-da-Rainha

“Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha” recebe a marca da irlandesa Consolata Boyle. Essa é a terceira indicação dela que já concorreu com “A Rainha” (2007) e “Florence Foster Jenkins” (2017). O filme conta a história da amizade de um empregado indiano com a rainha britânica no século 19. Para a composição, foi preciso realizar uma pesquisa histórica nos trajes indianos de Abdul Karim, além dos looks de luto da rainha Vitória.

 

Trama Fantasma

Trama Fantasma

O figurino de “Trama Fantasma” tem assinatura de Mark Bridges. O filme conta a história de um estilista na década de 1950 e traz o dia a dia de um ateliê de luxo como pano de fundo. A maioria dos figurinos foi criado com tecidos vintage garimpados pelos países europeus. O processo de pesquisa teve grande participação e envolvimento de Daniel Day-Lewis que interpreta o personagem principal Reynolds Woodcock. Foi o ator que escolheu muitas cores e tecidos para elaboração dos looks para o filme.

 

A Bela e a Fera

A Bela e a Fera

Com figurinos de Jacqueline Durran, “A Bela e a Fera” é um dos grandes favoritos deste ano. Para o filme, Jaqueline deu vida a um dos vestidos mais famosos do cinema: a peça amarela vestida por Bela, personagem de Emma Watson, ficou deslumbrante. Ela ainda se propôs a desenhar peças éticas e sustentáveis feitas com tecidos orgânicos. Jacqueline já ganhou o Oscar nessa categoria em 2013, por “Anna Karenina“, e concorreu também com “Mr Turner” em 2015, “Desejo e Reparação” em 2008 e “Orgulho e Preconceito” em 2006.

 

O Destino de uma Nação

oldman-churchill

A responsável pelo figurino é também Jacqueline Durran que recebeu sua sexta indicação. Ela venceu em 2013 por “Anna Karenina” e recebe dupla nomeação esse ano. Ela assina o figurino de “O Destino de uma Nação” que recria o período histórico da 2ª Guerra Mundial. O longa tem Gary Oldman como o primeiro-ministro Winston Churchill (1874-1965) e conta a trajetória do estadista na década de 1940. Destaque também para o figurino de Kristin Scott-Thomas que interpreta a mulher do político, Clementine Churchill (1885-1977).

 

A Forma da Água

a forma da água

“A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, lidera a edição com 13 indicações. Quem assina o figurino é Luís Sequeira que construiu um trabalho consistente em conjunto com a direção de arte. O filme trabalha inicialmente com uma cartela de cores com tons de marrom. Conforme a trama avança, as cores também se transformam. Destaque para o vestido vermelho que a personagem da atriz Sally Hawkins usa em um sonho: a peça ganhou rendas, chiffon, lantejoulas e cristais.

 

Agora que você conhece os indicados, faça suas apostas! A premiação do Oscar 2018 acontece em Los Angeles no dia 04 de março.