Durante a semana de Design de Milão seu endereço é um dos mais visitados e onde se tem vontade de permanecer por longo e demorado tempo para não perder nenhum detalhe.

Paola Lenti é uma designer incrível, que há vinte anos se dedica à pesquisa e criação de móveis e objetos, começando pela área externa e passando para a interna de forma espetacular.  Vamos lá para um pouco de sua história?

 

Em busca de um novo tecido, de uma certa forma na contramão do que era usado até então, para o mobiliário de áreas externas, pesquisou e encontrou um polímero que era pouco conhecido e que serviria perfeitamente para seu objetivo: impermeável, leve e principalmente reciclável. Entra em cena, assim, o polipropileno.

Como Paola mesmo descreve “anos de entusiasmo, experimentação, paixão e descobertas”, com esse material produziu cordas de várias formas e estruturas complexas que, entrelaçadas, construíram tramas e “não existia nada parecido”. Atenta, sensível, curiosa, buscou novos caminhos para seus tecidos e descobriu na malharia, técnicas, mesmo em teares antigos, que a levaram a expandir suas criações. Uma potencialidade imensa para inúmeros tecidos e principalmente texturas com o aspecto do feito à mão. Entre os fios e as tramas assim desenhadas, foi construída sua identidade da marca e criatividade, reconhecidas mundialmente. Eu somaria a estes dois elementos a cor como parte de seu DNA.

A área externa de seu showroom é uma sucessão de ilhas cromáticas, este ano com ênfase na cor verde, muitos e muitos verdes e rosas em tecidos com diferentes texturas e construções, tudo em perfeita harmonia e integração com a natureza.  Um diálogo simbiótico com plantas de diferentes espécies e ecossistemas sazonais.

Na parte interna de uma área total de 4000 m², um passeio pelos cromatismos, composições de ambientes e inúmeros tecidos até com mix de cerâmica em suas criações. Próprio encanto de uma marca que é criatividade, experimentação e sensibilidade ética.

Neste ano, durante a Design Week, além das criações belíssimas acima citadas, sua collab com o incrível designer Oki Sato, leia-se Studio Nendo, foi uma experiência particular e encantadora em todo seu percurso. 

A coleção Hara- Arashi posso dizer que é outra emoção!  Explico aqui.

Hara= flores Arashi = um vento forte 

Todos nós já vimos e, com certeza, nos fascinou em algum momento as imagens do Japão quando as flores da Sakura (cerejeira) aparecem na primavera e transformam a paisagem dos lugares. A primeira floração é lindíssima, mas o próprio designer conta que existe um outro momento em que as pétalas caídas voam pelo céu e começam a dançar com o ritmo do vento. Esse é considerado um dos cenários mais lindos e também uma segunda floração, mais encantadora que a primeira.

Esse cenário por ele descrito é a sensação da coleção apresentada.  Desde o momento que passamos em meio aos pequenos fragmentos de trama projetada e os objetos criados com esses retalhos em suas formas próprias.

Criativamente combinados resultam em luminárias e mobiliário que surpreendem e convidam a apreciar, não somente pela estética, mas igualmente pela história de todo o projeto, onde os pequenos pedaços de material reutilizado, que já tiveram uma primeira vida, são novamente deixados florescer, dando a eles assim, uma segunda vida em suas novas formas e inúmeras cores.

Uma narrativa de emoções através das superfícies têxteis, das novas técnicas e características de materiais e das misturas cromáticas propondo novos caminhos de design com muita essência.

 

Ambientes, instalações e novas tramas de mobiliário para descobrir muito além do olhar!