“Do you Speak Design?” Essa frase nos provocou e convidou para um dos mais importantes eventos internacionais, a Design Week italiana. Exposta em painéis da cidade que apresentou suas criações e igualmente recebeu as criações mundiais.

Milão foi e é palco do design unindo o melhor do mundo com pessoas, olhares, conceitos, novas perspectivas, fortalecendo os designers e marcas consagradas, mas igualmente promovendo os jovens criadores.

Foi nesse ambiente instigante, repleto de eventos, de lançamentos e exposições que escolhi algumas marcas italianas e internacionais para mostrar a vocês o diálogo estreito de moda e design. Diretores criativos e convidados nos presentearam com valorização de essência com novos olhares, tecnologia, materiais, muitas conexões e experiências particulares e inspiradoras.

Vamos começar a jornada por esses cenários criativos?

Giorgi Armani

Sua primeira coleção de móveis externos é apresentada no Palazzo Orsini, sede histórica da marca, que nesta semana foi aberto ao público pela primeira vez. Milão é a casa de Armani e seu estilo único é protagonista, seja pelas cores, materiais e linhas. As peças dispostas nesse jardim espetacular, passando pelos pórticos do século XVII, encantavam e convidavam a contemplação. Ali estavam o Sofá “Terence”, a espreguiçadeira “Timoty” e as mesas que compunham o ambiente. No interior do palácio, as peças apresentadas estavam emolduradas pelos afrescos Appiani, onde novos conjuntos de móveis foram dispostos juntamente com preciosos acessórios.  Sofisticação, leveza, excelência do fazer e encantamento.

“O meu trabalho, tanto na moda quanto no design, é uma procura constante do equilíbrio que surge da escolha do material somadas da habilidade das mãos que o trabalham.”

 

Bottega Veneta

Sinônimo de luxo italiano, a essência da Bottega Veneta está diretamente conectada com as tramas de um couro entrelaçado. Logotipo e ícone estético, as suas tramas ganham nova perspectiva criativa com Matthieu Blazy e seu convidado especial, o consagrado designer Gaetano Pesce. Parceria iniciada na coleção passada com as cadeiras “Come Stai?”, agora teve novo espaço e novas criações. “Viene a Vedere” foi o convite e a instalação na loja da marca na Via Monetanapoleone. Uma gruta de resina para mergulhar na história de Gaetano Pesce e vivenciar experiências, apresentando assim duas bolsas: My Dear Montains e My Dear Prairies em edição limitada. Dos móveis em suas lojas, as bolsas e calçados, o couro trançado segue tradição e inovação, ressignificando e encantando.

 

Etro
Criada nos anos de 1960, a Etro fortalece e inova a partir do DNA criado por Gerolamo Etro, um grande apaixonado por viagens e culturas do mundo. Suas primeiras criações em 1968 já eram relacionadas a tecidos com foco na decoração para depois iniciar suas coleções de moda vestuário.  Seu atual diretor criativo, Marco de Vicenzo, revisa constantemente as referências da casa e, nessa semana do design, apresentou suas criações têxteis em ambientes pintados pela artista americana Amy Lincoln, com a instalação Woven Spectrum. Natureza, histórias e paisagens oníricas nos levavam a viajar. Calor do cromatismo, conforto e acolhimento em espaços despojados e elegantes naturalmente.

 

Versace
Donatella Versace, com a colaboração dos arquitetos Ludovica e Roberto Palomba, apresentou sua linha home com a força dos elementos e códigos distintos da marca. Mobiliário de formas amplas, texturas e demais objetos decorativos, todos com a presença da cabeça da Medusa, ícone da Maison. Entre dourados, preto, tons de off-white e azuis em pontos específicos a coleção home é luxuosa e intensa. Na mesa uma louça com borboletas e demais elementos decorativos, essência de seu estilo, igualmente presentes em meio a tulipas rosas. Um convite a apreciar cada detalhe.

 

Roberto Cavalli

Cenários luxuosos, estilo dramático, muito glamour e sensualidade são alguns dos conceitos da essência da marca Roberto Cavalli. Um estilo original e excêntrico que agora apresenta a visão de Fausto Puglisi, diretor criativo à frente da marca. Entre estampas do século XVIII, animal print, brilho e intensidade de cores num mix de padronagens característicos da Maison, os móveis em sua loja eram a extensão de sua coleção verão. Viagem no tempo e na arte, nas criações sempre instigantes da casa com o dourado sublinhando e intensificando a essência do estilo.

 

Dolce&Gabbana

A festa barroca e emocionante de Domenico Dolce & Stefano Gabbana para a coleção da sua linha home é uma celebração dos elementos de identidade da marca que se somam aos lançamentos anteriores. Esplendor dourado em meio às cores intensas compõem as criações de decoração da Maison. Exuberância e origens celebradas.

 

Louis Vuitton

A Louis Vuitton amplia seu diálogo com o design e apresenta no histórico Palazzo Serbelloni a edição 2023 dos Objetos Nômades. Os móveis, luminárias e objetos criativos, foram desenvolvidos por artistas selecionados pela Maison, entre eles Atelier Oï, Raw Edges, Atelier Biagetti, Marcel Wanders, Zanellato/Bortotto, Studio Louis Vuitton e Studio Campana. Um design primoroso em meio a um ambiente fascinante e maravilhoso de arte e história.

 

Diesel
Diesel Living with Moroso. Toda a essência da marca italiana Diesel, irônica e irreverente conhecida pelas criações em jeans, interpretados pela Moroso com o icônico Diesel Red. Entre os itens, o sofá High Cloud, sofisticado e confortável de linhas limpas, impactante no cenário imerso em vermelho. Design escandinavo com o toque de ironia Diesel.

 

Loewe
Marca espanhola com tradição da artesania e couro, inova cada vez mais com seu diretor criativo, o inglês J.W. Anderson. Nessa edição apresentou a instalação “Loewe Chairs”, no Palazzo Isimbardi. A cadeira é ponto de partida e sua transformação criativa é um diálogo entre artesãos do mundo, o meio, o objeto e a inventividade humana. O uso de diferentes técnicas de tecelagens e materiais somados ao olhar criativo, potencializam a originalidade e a experiência criativa que se estende as bolas da marca e demais criações com sua assinatura. Universo colaborativo, sensorial e pleno de descobertas.

 

Loro Piana

Marca italiana conhecida pela excelência e sofisticação das lãs cashemere, convidou o artista e designer argentino Cristián Mohaded que apresentou estruturas / monumentos coloridos e de formação irregular, usando os tecidos dos arquivos. “Pachamama” foi o título destas estruturas, uma homenagem à tradição de criar monumentos empilhando pedras por viajantes de longas distâncias como uma ode a Mãe Terra.

Uma paisagem única e sonhadora que desafia a imaginação de cada uma das almas viajantes, que viajam e encontram aquelas construções monumentais em forma de torres vivas com cor e memória de uma terra viva.” Cristián Mohaded.

Preciosidade das matérias-primas, uma coleção de mobiliário, bolsas e monumentos distribuídos em diferentes e importantes pontos de Milão, além da loja.

 

Missoni

Marca italiana criada nos anos de 1960 pelo casal Otavio e Rosita Missoni, tem no movimento das cores promovido pelo entrelaçamento dos fios em tricô um ritmo de ziguezague e um universo multicolorido o seu DNA reconhecido e consagrado. E foi assim, coloridas e divertidas, que as criações e os espaços da marca nesta edição se apresentaram. A linha home faz parte da marca de longa data e a cada coleção seu encanto é sempre especial. Pufes “Ciambellone e Panettone” foram a grande atração, no ‘Living inside out’.

“A ideia é trabalhar com formas simples e lembrar uma vida jovem e feliz”, revela Roberto Caliri, diretor da Missoni Home. Momento lúdico, com certeza!

 

Dior
Philippe Starck, em seu segundo ano junto a Maison Dior, nesta edição fez uma homenagem a Monsieur Dior a partir da famosa cadeira 'Medallion'. O Palazzo Citterio foi cenário dessa importante exposição, experiência criativa e sensorial. Uma instalação escultórica circular concebida em colaboração com o Soundwalk Collective, onde as cadeiras dançavam provocando olhar, encantando e fazendo sonhar.

 

Hermès
Entre mantas, tapetes, móveis e objetos expostos em um ambiente minimalista, o luxo do feito à mão é protagonista. Motivos equestres nada óbvios inspirados nos arquivos da casa, ganham novas interpretações. Cromatismo sofisticado com destaque para os tapetes Cordélie Arçon, tecidos manualmente feitos com costura de cordões sobre linho. A excelência dos materiais naturais, dos fazeres e da criação.

 

Tod’s

“Tim Walker – The Art of Craftsmanship”

A Tod’s convidou o fotógrafo inglês Tim Walker para celebrar a artesania, o feito à mão.  Elemento chave e essência da marca. Uma exposição fantástica através das lentes e do olhar provocador deste artista. Humor e ironia entram em cena, em imagens superdimensionadas.  Uma forma lúdica de encantar e provocar o olhar, percebendo olhares que nem sempre são vistos com a devida atenção. Um projeto com o objetivo de valorizar e mostrar a beleza, a força, o valor e a importância do artesão.