
Nossas jornadas são mescladas entre o universo digital e o físico, ampliando nosso jeito de ver e observar o entorno. Entre as inúmeras imagens que habitam nosso imaginário, impulsionadas pelas postagens, matérias, inspirações que o universo online nos apresenta a cada segundo, está uma busca do olhar pelo que nos encanta. Encantar hoje confesso, não é tarefa fácil. E o desafio está posto em meio a tantas novidades. Talvez surpreender seja a palavra mais correta.
Há algumas semanas as cores da artista japonesa Yayoi Kusama, ou melhor, as “bolinhas” coloridas ganharam uma dimensão nunca antes vista e, de forma extraordinária, nos convidou a mergulhar em seu mundo através da marca centenária Louis Vuitton.

Yayoi Kusama e Louis Vuitton já tem uma história construída desde 2012, quando Marc Jacobs a convidou para criar uma linha com peças que se tornaram icônicas, unindo o monograma da marca com suas expressões de arte. Mas o que surge 12 anos depois é algo mais surreal e fantástico, estendendo sua força expressiva pelo mundo.
Uma estratégia que nos faz viver a experiência 360º de forma única. Os códigos estéticos da artista se mesclam a arquitetura, as coleções, vitrines, fachadas e partes internas das lojas da marca pelo mundo. E tudo começou no Japão, país de origem da artista. Uma experiência em cada endereço físico desde a decoração até os produtos, unindo o artesanal e a tecnologia, apresentando, por exemplo, um robô da artista nas vitrines e aglomerados de pessoas se formam em frente às mesmas para assistir a este espetáculo. Falando de NY e Londres. O então faz o corpo da artista ganhar dimensões extraordinárias junto aos prédios das lojas. Instalações lúdicas que mexem com as emoções, para além dos espaços comerciais.

E se o encantamento e curiosidade instigam o olhar, a imaginação corre solta no ambiente físico bem como o espaço digital, o qual igualmente é um convite a experimentação. Dos filtros criados para as redes sociais à série de minijogos desenvolvidos para descobrir a coleção, tudo converge a descoberta e a experimentação. A coleção desdobrada e lançada em drops em momentos e tempos diferentes, cria mais desejo e atenção. Um projeto instigante muito bem estruturado, estrategicamente desenhado e apresentado, unindo todos os espaços e produtos da marca. Sem falar da campanha fotografada por Steven Meisel.
A coleção e as instalações de Louis Vuitton x Yayoi Kusama, Infinity Dots, engloba os temas Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots e Psychedelic Flower de Yayoi Kusama transformam o universo da Louis Vuitton em galeria e loja ao mesmo tempo.
A “sacerdotisa dos poás”, assim a artista foi chamada nos anos de 1970, por traduzir em bolinhas os pontos luminosos surgidos em sua mente na infância. Incompreendida, atormentada e com precoce instabilidade mental. Esses elementos se tornaram os fundamentos de sua arte e de seu sucesso.
“Não consigo imaginar uma vida diferente do que a de ser artista.” Seu universo é um convite ao infinito. Entre as suas múltiplas expressões de arte, com seus motivos repetidos de forma obsessiva, ao longo das décadas conquistaram os espaços de arte mais importantes do mundo.

Arte e moda unidas mais uma vez nessa coleção de grande impacto visual, emocional e força comunicativa. Bolsas, roupas, óculos, sneaker, perfumes, jóias, paredes, cenários, telas que receberam pinceladas, onde as cores, o movimento, as formas narram a força criativa artística de Yayoi Kusama. Fortalecidas pela tecnologia transcendem o óbvio, o espaço e o tempo.
Para além das cores, outro motivo icônico está presente nessa collab: os pontos metálicos, inspirados igualmente em sua obra. Sempre em diferentes tamanhos, em objetos e cenários, as esferas espelham e refletem imagens à sua frente. Elementos futuristas e efemeridade que encantam como espelhos infinitos de momentos.
Experiência criativa que atende os desejos da marca e da artista quando diz: “Neste projeto gostaria de compartilhar com todos a minha filosofia artística e os meus pensamentos.” Com certeza, um mundo compartilhado encantador e em cada lugar surpresas diferentes.
Um belíssimo momento que mostra a celebração desta importante artista em uma soma de linguagens e expressões unindo moda, arte, design e arquitetura tornando o espaço moda varejo um espaço de emoções, sensações, descobertas e encantamento.