Estabelecido em 1979 por Jay e Cindy Pritzker, o prêmio celebra anualmente um arquiteto cuja obra tenha contribuído significativamente para a humanidade e o ambiente construído, através da arte da arquitetura.

Neste ano de 2024 o vencedor de tal honraria foi o japonês Riken Yamamoto. Reconhecido por seu compromisso em desfazer as barreiras entre o espaço público e privado, com projetos que promovem a convivência comunitária e integração social, além de obras que integram ambiente natural e construído. Um trabalho ímpar de integração comunitária e participação social através de uma arquitetura inclusiva e, sobretudo, inovadora.

Dois renomados arquitetos brasileiros já receberam a honraria: Oscar Niemeyer em 1988 e, mais recentemente, Paulo Mendes da Rocha em 2006. Niemeyer, um dos arquitetos mais conhecidos do mundo, deixou sua marca em monumentos conhecidos nacional e internacionalmente, como o Palácio do Planalto em Brasília, o famoso Edifício Copan, localizado no centro da capital Paulista, além da contribuição na construção da Sede das Nações Unidas em Manhattan, Nova Iorque. Rocha foi idealizador de projetos como o Museu da Língua Portuguesa, Sesc 24 de Maio – ambos na cidade de São Paulo – além de ter realizado a reforma na Pinacoteca do Estado de São Paulo entre os anos de 1993 e 1998.

No ano de 2022, a Dell Anno homenageou, por meio da campanha Singular, o vencedor do Nobel da Arquitetura de 1992, o arquiteto Álvaro Siza. Siza, um dos principais arquitetos contemporâneos, é conhecido por seu trabalho que combina sensibilidade estética com funcionalidade prática. Dentro as principais obras de Siza estão o plano de reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruído por um incêndio em 1988, a Faculdade de Ciências da Informação em Santiago de Compostela e a reitoria da Universidade de Alicante. As obras de Siza podem ser encontradas da América a Ásia e é, em Porto Alegre, que existe a única obra do arquiteto em território brasileiro: o Museu da Fundação Iberê Camargo. Foi exatamente aqui que a exposição de Porto a Porto, da campanha Singular da Dell Anno iniciou, como forma de homenagear o português, reconhecendo a importância e a singularidade da vida e da história de um dos arquitetos mais importantes de todos os tempos.

Em suma, o Prêmio Pritzker, além de celebrar a excelência individual e a genialidade das obras de arquitetos reconhecidos mundialmente, homenageia a relação que eles construíram entre arquitetura, design e sociedade, mudando o seu tempo e transformando a sociedade e a sua relação com passado, presente e futuro.