O moderno Terminal de Transferência de Arnhem

Postado em 14/09/2016

Mais de vinte anos de desenvolvimento renderam à cidade de Arnhem, na Holanda, um moderno Terminal de Transferência Central, responsável por criar vínculo entre a cidade e outros países da Europa. O projeto foi desenvolvido pelo grupo de arquitetos UNStudio.

blog-centro-tecnologico-5

A estação de Arnhem tem aproximadamente 22 mil m² e é considerada a nova “porta de entrada” da cidade. É ambiente completo e de fácil acesso, sendo composto por áreas comerciais, centro de conferência, estacionamento e parque. O entorno do empreendimento também será transformado em ambiente para a confraternização – escritórios, lojas e cinema serão abrigados em mais de 160 mil m².

blog-centro-tecnologico-4

Um dos grandes destaques do projeto é a geometria dramática – a construção é conhecida por ser “torcida”. O grande propósito desse estilo é garantir a continuação da bela paisagem da cidade para dentro de um projeto arquitetônico de grande porte – diversas tecnologias foram utilizadas para o desenvolvimento de fluidez entre cada um dos espaços existentes no terminal, sendo a escolha das “paredes V”, as mais influentes: elas asseguram iluminação natural aos pavimentos do subsolo.

blog-centro-tecnologico-3

O espaço chave do terminal de Arnhem é o salão principal de transferência, uma área de mais de 5 mil m² sobre uma cobertura dinâmica e ondulada. Esta remodelação é parte do projeto para a atualização de todos os trens do país.

Fotos: Siebe Swart, Ronald Tilleman e Frank Hanswijk